Banco de Dados e Servidores de Aplicação

Contrato de DBA Part-Time:

Para clientes que não desejam investir em profissionais especializados em Banco de Dados e Servidores de Aplicação, a CSI possui uma modalidade de contrato que visa atender a esta necessidade, assumindo assim os custos com capacitação e atualização do conhecimento técnico deste profissional, visando manter o bem mais valioso de uma empresa atualmente: SUAS INFORMAÇÕES.

A equipe de DBA’s da CSI é estruturada para realizar atendimentos agendados e em casos específicos, um pronto atendimento de acordo com o SLA e Nível de Criticidade estabelecido. Como premissa, a atuação do Administrador do Banco de Dados caminha no sentido de GARANTIR a disponibilidade das informações, assim como PROVER soluções para o ambiente do Banco de Dados e Servidor de Aplicação. Os profissionais da CSI são CERTIFICADOS PELA ORACLE nas mais diferentes ferramentas que envolvem este complexo ambiente.

Monitoramento de Ambiente:

Para clientes que necessitam de um acompanhamento 24x7x365 do ambiente de Banco de Dados e do Servidor de Aplicação, a CSI oferece a modalidade “Contrato DBA – Serviço de Monitoramento”.

O serviço é executado através de ferramentas Oracle hospedadas no Datacenter da CSI, permitindo agir preventivamente e garantindo de forma ininterrupta a disponibilidade do ambiente.

Tunning de Banco, Queries e Servidor de Aplicação:

É a realização de ajustes em parâmetros de memória, inicialização, ambiente e armazenamento do banco de dados e do servidor de aplicação.

Normalmente os clientes que possuem contrato de DBA Part Time e de Monitoramento do Ambiente utilizam também esta modalidade de serviço, já que as situações de gargalos e elevado consumo de recursos são identificadas pelas ferramentas utilizadas para monitoramento e registradas em histórico, permitindo uma análise visual da ocorrência e a escolha da melhor ação a ser tomada.

Alta Disponibilidade e Contingência:

Soluções de Alta Disponibilidade e Contingência são requeridas pelas empresas para garantir a disponibilidade da INFORMAÇÃO. Em casos de desastres no ambiente dos servidores, como uma queda de energia, perda de servidor entre outros, podem ocorrer indisponibilidades de acesso. Para isto, a CSI disponibiliza opções de serviços de contingência, que podem ser disponibilizadas de acordo com a necessidade do cliente.

Migração de Ambientes:

É frequente a necessidade de mudança de servidores, sistemas operacionais, versões e atualizações de produtos e discos em um ambiente de Banco de Dados e de Servidor de Aplicação. A CSI possui elevada EXPERTISE na realização deste serviço, utilizando práticas recomendadas pelo PMBOK e Oracle, envolvendo Gerentes de Projetos e DBA’s na execução do processo, buscando garantir a qualidade do serviço.

Construção de Ambientes (Físicos ou Virtualizados):

A construção de novos ambientes faz parte da rotina de trabalho da equipe de profissionais da CSI, com ambientes físicos para utilização de Servidores de Aplicação e de Bancos de Dados Stand Alone, Clusterizado ou Virtualizado, utilizando Oracle VM e diversos sistemas operacionais, como Oracle Linux e Solaris; Windows e Unix-Like, sempre aplicando as melhores práticas recomendadas pela Oracle para cada sistema operacional.