BLOG

Home > Blog

A Internet das Coisas – Conectar e comunicar para gerar valor a partir dos dados

Categoria: Notícias | Tags: iot

Internet of Things (IoT), ou simplesmente Internet das Coisas vem se tornando um termo muito comum no ramo tecnológico desde 2016. Mas afinal, o que é?

Basicamente a Internet das Coisas (IoT), conecta objetos à rede com o objetivo de gerar dados relevantes e melhorar a experiência do usuário. A IoT pode ser encontrada em diversos utensílios comuns do nosso dia-a-dia, sendo eles: fechaduras, automóveis, geladeiras, relógios inteligentes, (smartwatches), sapatos, e etc. Os objetos podem se comunicar entre si através de sensores inteligentes e softwares que transmitem seus dados para a rede.
 
As empresas de telecomunicações são as responsáveis por conectar esses dispositivos às redes e fazer com que eles possam gerar dados. De acordo com dados do BNDES e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, até o ano de 2025 a Internet das Coisas (IoT) deve movimentar 132 bilhões de dólares somente no Brasil.

“IoT vai oferecer aos negócios informação valiosa sobre seus produtos, seu desempenho e como são usados. Essa informação leva a insights sobre o que é necessário para desenvolver novos produtos, serviços e modelos de negócio”.
Siddhartha Agarwal, vice-presidente de gestão e estratégia de produtos para a Oracle Cloud Platform.

Com o que citamos acima, já conseguiu entender como a Internet das Coisas pode ser usada para alavancar sua empresa e aumentar seus lucros nos negócios? Se a sua resposta a essa pergunta for negativa, te convidamos a continuar essa leitura.

O uso de dispositivos de IoT é a forte tendência do mercado tecnológico mundial e já está sendo aplicada em diversas empresas. Espera-se que com que com o aumento da tecnologia, cada vez mais companhias optem por sua implantação, devido ao número de benefícios que podem ser alcançados.

Por qual motivo devo ter um projeto de IoT?

Alguns setores de mercado já começaram seus investimentos, os ramos de manufatura, energia e transporte já adotam soluções de IoT através de suas fábricas, máquinas e cadeias de fornecimento conectadas, sem falar nas aplicações em aviões, nos transportes coletivos, marítimos, ferroviários, em estradas, veículos e automóveis.

A  IoT permite a aquisição de dados nunca antes possíveis, esses elementos geram informações que podem minimizar seus riscos, custos e potencializar suas estratégias.

Confira 5 ações que as empresas podem adotar com soluções IoT:

  1. Coletar dados de diferentes dispositivos de forma confiável e segura;
  2. Padronizar a integração de dispositivos para o seu projeto;
  3. Ampliar de forma transparente o alcance e a atuação de aplicativos e processos corporativos com dados de IoT;
  4. Permitir que aplicativos corporativos e móveis controlem dispositivos;
  5. Melhor conhecimento de público-alvo, mapeando através dos dados coletados e de forma precisa as necessidades do seu público.

Além do papel fundamental para a estrutura das aplicações de IoT, as empresas de telecomunicações também se beneficiam do uso da Internet das Coisas para aprimorar seus serviços. Segundo levantamento da Tata Consultancy Services, em 2015 essas empresas investiram aproximadamente US$ 110,7 milhões em IoT, chegando a US$ 169,5 milhões em 2018.

Qual é o impacto gerado pela tecnologia IoT?

  • Segmentação precisa de clientes, com base no modo como eles usam seus produtos e serviços;
  • Insights para o time de vendas sobre os produtos e seus recursos mais usados;
  • Automação de pedidos;
  • Produtos e serviços personalizados;
  • Identificação de problemas antes que o cliente reporte;
  • Campanhas de marketing direcionadas.

Se após todos os pontos apresentados acima não esteja totalmente convencido em considerar soluções de IoT no seu negócio, dados de uma pesquisa realizada pela Unidade de Inteligência Economista (EIU), apontaram que 96% de líderes executivos esperavam que seus negócios usassem Internet das Coisas, de alguma forma ainda em 2016. A mesma pesquisa apontou que 60% dos 779 executivos globais entrevistados concordaram que empresas lentas na integração com a Internet das Coisas perderiam a competitividade.


Fontes: 
HE:LABS. Motivos para considerar Internet das Coisas em seu negócio. Disponível em: <https://helabs.com/blog/motivos-para-considerar-internet-das-coisas-em-seu-negocio/> Acesso em: 22 ago. 2019.
LEUCOTRON TELECOM. Internet das Coisas nas empresas: o que é e porque adotar. 2018. Disponível em: <https://blog.leucotron.com.br/internet-das-coisas-nas-empresas-o-que-e-e-porque-adotar/> Acesso em: 21 ago. 2019.
ORACLE. Leve sua Telecom para a era da Internet das Coisas. Fev. 2019. Disponível em: <https://blogs.oracle.com/itbr/leve-sua-telecom-para-a-era-da-internet-das-coisas> Acesso em: 21 ago. 2019.
SOFTLINE. Dispositivos IoT: como podem transformar sua empresa!. Set. 2018. Disponível em: <https://brasil.softlinegroup.com/sobre-a-empresa/blog/dispositivos-iot-como-podem-transformar-sua-empresa> Acesso em: 22 ago. 2019.
VILLARINO, Júlia. Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro. Nov. 2016. Disponível em: <https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/> Acesso em: 21 ago.2019.

POSTS RELACIONADOS